Cenários de Ataques de Segurança No Mundo Pós-Pandemia

O cenário de ataques de segurança da informação teve evoluções significativas no mundo pós pandemia, e veremos algumas delas neste post.

Os últimos anos foram marcados por importantes transformações tecnológicas,mas junto com as oportunidades, vieram também as ameaças. O cenário de ataques de segurança da informação teve evoluções significativas no mundo pós pandemia, e veremos algumas delas neste post.


De acordo com a CheckPoint, em 2022, foram registrados cerca de 2.314 ataques por semana por organização, esse número equivale a um crescimento de mais de 40% , em relação ao ano anterior. O estudo aponta ainda que 86% dos ataques vieram por e-mail e 14% de links maliciosos da Web.


As ameaças cibernéticas representam um risco crescente para a segurança e a estabilidade das empresas. Relatórios de diversas empresas de segurança apontam para uma tendência de crescimento na sofisticação e no impacto dos ataques, que representam um risco para organizações e indivíduos. Acompanhar este cenário é o primeiro passo para poder atuar de forma preventiva e proteger as informações da sua empresa.


Evolução do cenário de ataques de segurança no mundo pós-pandemia


O cenário de ataques de segurança no mundo pós-pandemia apresentou mudanças importantes para o mercado de cibersegurança. As ameaças que já eram conhecidas anteriormente, tornaram-se mais sosfisticadas e deram novas oportunidades aos grupos criminosos.


Malwares, Ransomwares, Phishing e Hackitivismo tornaram-se as ameaças mais comuns.  O aumento do uso das tecnologias digitais e o uso de técnicas como inteligência artificial e machine learning,  foram algumas de práticas que favoreceram os ataques de cibercriminosos.

Na pesquisa publicada pela IBM Security X-Force Threat Intelligence Index, verificou-se que os ataques cibernéticos que ocorreram entre 2021 e 2022  são similares aos que já conhecíamos, porém estão mais sofisticados e tem como objetivo atrair recursos financeiros.


Ameaças Globais: Desafios e oportunidades na criação de estratégias contra ciberataques


Os ciberataques podem ter um impacto devastador em empresas, governos e indivíduos. Eles provocam a perda de dados, interrupção de serviços e podem até gerar danos físicos. Para se ter uma ideia, em 2022, o dano global dos ciberataques foi estimado em US$ 6 trilhões, e esse número só deve aumentar nos próximos anos.  


Esse crescimento pode ser avaliado já no primeiro semestre de 2023, com o alto volume de tentativas de ataques que ocorreram na América Latina, com 63 bilhões de investidas. O  Brasil foi o país mais impactado, com 23 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.

É evidente que os ciberataques estão acompanhando a evolução dos recursos oferecidos pelos sistemas de segurança. Seja na sofisticação da sua arquitetura ou pela amplitude de sua atuação, eles estão evoluindo e criando novos desafios para a área de cibersegurança.


Os cibercriminosos compreenderam que a Internet é um ambiente dinâmico e em constante transformação.  Por esse motivo é necessário criar medidas preventivas para reduzir os riscos e ameaças existentes.


Mitigação dos riscos: Estratégias para proteger a sua empresa

Para acompanhar o cenário de ameaças de segurança é necessário ter um plano de contigência e uma equipe de profissionais qualificados para mitigar riscos.


Embora seja trabalhoso e desafiador acompanhar as últimas ameaças, ter estratégias que favoreçam a  implementação de medidas de segurança é algo urgente e necesário para que as empresas mantenham os seus dados protegidos.

A segurança cibernética é uma preocupação contínua, e precisa do comprometimento de todos, principalmente dos gestores responsáveis pela organização. A seguir, listaremos algumas recomendações básicas para que a sua empresa esteja melhor preparada para se defender contra ameaças virtuais e proteger seus ativos e dados mais valiosos:


  1. Conscientização e treinamentos contínuos : A segurança cibernética começa com as pessoas. Todos os funcionários devem ser treinados para reconhecer ameaças comuns, como phishing, e-mails maliciosos e engenharia social. Promova uma cultura de conscientização de segurança e eduque regularmente sua equipe sobre os riscos e as melhores práticas. 

  2. Ter um firewall robusto, e sistemas operacionais,aplicativos e antivírus atualizados: Manter soluções atualizadas é uma forma de evitar as vulnerabilidades conhecidas pelos cibercriminosos. Aderir a soluções robustas e confiáveis estão entre as ações que aumentam a confiabilidade e a segurança da sua rede. O ideal é automizar as atualizações de software sempre que possível.

  3. Política de controle de acesso : Implemente um sistema rigoroso de controle de acesso para garantir que apenas funcionários autorizados tenham acesso a informações sensíveis. Use autenticação multifator para fortalecer a segurança das contas.

  4. Plano de respostas a incidentes: Elabore um plano de resposta a incidentes que descreva os procedimentos a serem seguidos em caso de um ataque cibernético. Isso ajudará a minimizar o tempo de inatividade e o impacto nos negócios.

  5. Monitoramento e Detecção: Utilize ferramentas de monitoramento de segurança para identificar atividades suspeitas ou anômalas em sua rede. A detecção precoce pode ajudar a evitar danos graves. 
    Realize Pentests regulares para avaliar a resistência de suas defesas cibernéticas. Isso ajuda a identificar falhas e vulnerabilidades antes que os cibercriminosos o façam.

Contrate um parceiro de tecnologia da sua confiança

A Think IT ofecere um portfólio amplo em cibersegurança e é o parceiro ideal para aprimorar a segurança da sua empresa.  As soluções seguem as orientações do NIST® e é sustentada pelos pilares de Identificação, Proteção, Detecção, Resposta e Recuperação.  

Converse com um dos profissionais da Think IT e descubra como criar planos de mitigação de riscos. 

CONFIRA ABAIXO OUTRAS PUBLICAÇÕES QUE PODEM INTERESSAR

16 fev., 2024
Especialista ressalta as implicações das técnicas de deepfakes na cibersegurança, especialmente para roubo de dados, desinformação e perda de reputação
23 jan., 2024
Confira as orientações indicadas por Alexandre Oliveira, Gerente de Cybersecurity da Think IT, para as vulnerabilidades Citrix, VMWare e Atlassian. O material foi publicado no TI Bahia.
Confira a entrevista do head de BU de Cyberecurity, Marcos Pires, para o IT Fórum, sobre o vazamento
23 jan., 2024
Confira a entrevista do head de BU de Cyberecurity, Marcos Pires, para o IT Fórum, sobre o vazamento de credenciais.
24 dez., 2023
O volume de ataques de phishing teve um aumento considerável. Em 2023 foi registrado um aumento de 617%, comparado com os 12 meses anteriores.
Think IT  tem SOC e SIEM com certificação ISO 27001
Por Marcelo Dias 22 dez., 2023
Think IT tem SOC e SIEM com certificação ISO 27001
Think IT conquista GPTW
21 dez., 2023
O encerramento de 2023 veio com uma ótima notícia: a conquista do selo da Great Place to Work. Pelo segundo ano consecutivo a Think IT conquistou o selo GPTW, que reforça o sólido compromisso da empresa com a qualidade de vida e o bem-estar dos Colaboradores.
Think IT Contrata Alexandre Oliveira
27 nov., 2023
A Think IT anuncia novo reforço em seu corpo de executivos com a contratação de Alexandre Oliveira. Ele assume o cargo de Gerente de Cyber Security. Confira o texto completo em nosso blog.
23 nov., 2023
Confira matéria publicada no Portal do Bitcoin sobre como evitar fraudes na Black Friday e proteger seu dinheiro e criptomoedas na hora das compras.
artigo sobre a importância da colaboração entre Marketing e TI
Por Marcelo Dias 23 nov., 2023
Confira o artigo sobre a importância de marketing e TI trabalharem em parceria para garantir a segurança da informação das empresas. O texto fala sobre a atuação de CMO e CISO.
13 nov., 2023
Think IT contrata Marcos Parra como Diretor Comercial de Segurança da Informação.
Antigos
Share by: